O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta sexta-feira (26) que Belém do Pará vai sediar a COP-30 em novembro de 2025. Essa será a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, e o Brasil será sede depois de cancelar a conferência em 2019, após decisão do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
A decisão foi celebrada nas redes sociais do presidente Lula, que enviou a solicitação para sediar o evento em janeiro deste ano. Ele gravou um vídeo para suas contas oficiais ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Viana.
“Belém do Pará foi a cidade escolhida pela ONU para ser sede da COP-30, em 2025. Será uma honra para o Brasil recebermos representantes do mundo inteiro em um estado da nossa Amazônia. Tenho certeza que o Helder Barbalho [governador do Pará] e o povo do Pará estão preparados para promover a melhor COP da história”, disse Lula.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia’”, continuou o presidente no vídeo.
Viana confirmou, também no vídeo, que a solicitação havia sido aprovada na semana passada, no último dia 18 de maio. A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e trata de alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.
Com G1. Foto: Agência Pará.