Os bancários realizam hoje (8), às 19h, no Sindicato dos Bancários da Paraíba,uma assembleia geral para deliberar e avaliar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria faz reinvindicações e denuncia a onda de desmonte nos bancos públicos.
Entre as reinvindicações está o aumento real acima da inflação de 5% e a manutenção de direitos como: participação nos lucros e resultados (PLR), piso; salário do substituto e isonomia salarial; parcelamento do adiantamento de férias; vales refeição, alimentação, 13º salário e igualdade de oportunidades.
Já em relação aos desmonte dos bancos públicos, os bancários afirmam que vem gerando aumento nas filas, precarização dos serviços nas agências, adoecimento de bancários e o encerramento de unidades de atendimento, gerando caos na vida da população e do trabalhador bancário.
Marcelo Alves, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, alerta que a categoria poderá entrar em greve caso não sejam atendidas as reivindicações.
“A validade da Convenção Coletiva de Trabalho está chegando ao fim. Os bancos não apresentaram nenhuma proposta digna para a categoria. O Brasil é o paraíso dos banqueiros, que lucram mesmo em um cenário de crises. Não há desculpa para os bancários não terem um proposta salarial digna. É por esse motivo, que estaremos realizando a assembleia para deliberarmos sobre as mobilizações, possibilidade de greve e os rumos da nossa Campanha”, disse Marcelo. Com informações do ClickPB.