A cidade de Bananeiras vivenciou dias de grande crescimento econômico no mês de junho. A economia local, que se fortalece com a vocação turística, notou com maior expressão o crescimento nos índices de desenvolvimento social e geração de empregos, fomentados pelos cinco dias de eventos no Bananeiras Parque.
Durante o São João, a Prefeitura de Bananeiras planejou um evento para impulsionar o turismo e também possibilitar maiores vendas. Aos empreendedores locais, a certeza de geração de renda passou pela articulação da gestão, que colocou esses comerciantes sem custo algum no centro do BP.
A rede hoteleira estava 95% ocupada na semana de abertura do São João, o que seguiu em alta com os alugueis de imóveis nas corretoras e aplicativos do segmento. A perspectiva do comércio era de apenas um crescimento do faturamento, ocorrendo durante as duas semanas uma comercialização de 100% do estoque. Apenas no segmento taxistas e até mototaxistas, o faturamento apontado é de superior a um salário mínimo por noite.
Daqueles empresários que se enquadram no simples nacional, a Prefeitura dispõe do dado de aumento de aproximadamente 65% de arrecadação durante o mês de junho de 2023 se comparado com o mesmo mês no ano anterior.
A cidade de Bananeiras tem, na atualidade, o crescimento fomentado pelo turismo, não apenas o econômico, mas também o populacional, sendo da região uma das poucas cidades com o crescimento aferido pelo IBGE.
Em 2021, por exemplo, Bananeiras teve a maior quantidade de construção de imóveis já registrada, o que foi sequenciado em 2022 e tende a crescer neste ano. Essa crescente significa geração de empregos e mais pessoas vivendo a cidade.
“Bananeiras tem um potencial indiscutível e durante o São João observamos momento distinto da economia. O evento, que tomou proporção artística nacional, consegue gerar empregos diretos e indiretos. Os empreendedores locais relatam que no primeiro dia da festa venderam o programado para três dias. Além de entregarmos um evento de grande porte possibilitamos emprego, renda, bem como pudemos mostrar tudo que foi feito no social, educação, infraestrutura, habitação”, expressou o prefeito Matheus Bezerra.
Os três últimos dias de festas contou com os artistas Henry Freitas, Hugo e Guilherme, Vitória Freitas, Wagner Viana e Juliana Silva; Matheus e Kauan, Eliane, Vinícius Mendes e Djael Wagner; Wesley Safadão, Capilé, Felipe e Rodrigo, Anderson Barbosa e Gui Matos, sendo para estes últimos o registro de maior público do evento.
Trabalho de Verdade e Planejamento Cidade
Em apenas dois anos e meio de gestão, a entrega de resultados para a população tem sido o grande norte da gestão municipal de Bananeiras. Por onde as pessoas passam observam o trabalho, que tem sido de verdade. Na saúde foi instalado o aparelho de raio-x ultramoderno, o laboratório agora funciona 24h, o Centro de Imunização (ImuniBans) colocou a cidade como referência em vacinação e o centro cirúrgico foi totalmente reformado e está pronto para atender pelo Opera Paraíba, em parceria com o Governo da Paraíba.
Na educação, o desafio era a reforma de todos os prédios escolares e já passam de 10 unidades reformadas e revitalizadas, e tudo isso com o cuidado especial com a merenda escolar dos alunos. Na infraestrutura, foi entregue a maior e mais bem localizada Praça de Eventos do Nordeste, o Bananeiras Parque. Ainda, o serviço de iluminação pública foi ampliado, listando a implantação da iluminação do Conjunto até a Chã do Lindolfo, iluminação de led de Roma e Tabuleiro. Com o programa municipal “Minha Rua Sem Lama e Sem Poeira”, pavimentações de ruas por toda cidade foram garantidas e o asfalto da Chã ao Tabuleiro, em parceira com o Estado, se tornou realidade.
No Social, quem precisa da Prefeitura sabe, pois os programas Sopão Solidário, Gerando Vidas e demais fazem a diferença na vida dos mais humildes. Na agricultura, o “Programa Corte Certo, Na Hora Certa” tem garantido ao homem e mulher do campo apoio fundamental para o plantio, destacando também o aumento de 200% do Garantia Safra.
Em inovação, todos os serviços da Prefeitura são informatizados, citando a Ouvidoria Digital e Protocolo, que contribuem para as práticas da sustentabilidade. O isolamento tecnológico não existe mais para o Distrito de Vila Maia, pois a antena de telefonia móvel foi entregue.
Com o Programa Minha Casa de Papel Passado, o maior Programa de Reurb da Paraíba, o sonho das escrituras do imóveis das famílias bananeirenses será realidade. A cada escritura entregue, o município planta uma árvore e o povo pode dizer que de direito a casa é de cada possuidor.
Em ritmo acelerado, a Prefeitura segue mudando a vida da população para melhor e isso segue com o trabalho executado para a entrega da atualização do Plano Diretor (versão de 2010), que será encaminhado ao legislativo. Com a atualização, obras de mobilidade, investimentos e oportunidades serão viabilizadas.