O calendário 2022 da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer) foi aberto neste fim de semana, 5 e 6 de fevereiro, com a 1ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas, realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Com cerca de 300 participantes na disputa, que ocorreu na Praia do Bessa, o projeto ‘Natação no Mar’, da Prefeitura da Capital, contou com 20 integrantes. Os nadadores encararam as distâncias de 1,5km, 2,5km e 5km.
O secretário de Esportes de João Pessoa, o ex-nadador Kaio Márcio, também participou da competição e foi o 3º lugar geral na prova de 1,5km com o tempo de 21m59s.
“Foi uma prova bastante dura. Sou acostumado a nadar, mas na piscina com o nado borboleta. Aqui no mar tem a dificuldade da metragem e do estilo também. Mas fiquei muito feliz com o resultado, pois não treinei para essa competição. Muito feliz também pela competição contar com 20 atletas do projeto ‘Natação no Mar’, um projeto novo que começamos no ano passado e já estamos conseguindo colher os frutos”, disse.
O dentista Wellington Rocha já nada há 10 anos e foi um dos integrantes do projeto ‘Natação no Mar’ que participou da Copa Brasil. Essa foi a primeira vez que ele esteve em uma competição deste porte. “É um prazer muito grande, além de ser muito interessante. Águas abertas é uma coisa maravilhosa. As pessoas que praticam esporte são mais saudáveis e estou muito satisfeito de perfilar dessa prova”, comentou.
Natação no Mar – A Prefeitura de João Pessoa incentiva a prática de maratona aquática, na Praia do Cabo Branco, com um projeto gratuito para a população que oferece 250 vagas. As aulas do ‘Natação no Mar’ são de segunda a sábado pela manhã, entre 6h e 8h30.
“Venho aprendendo muito. Nunca havia nadado no mar e comecei em setembro do ano passado. É bem diferente da piscina, é mais puxado e o sol bate mais. Tem que treinar para competir”, afirmou o economista Marcos Hipólito, que foi campeão na categoria Sênior I, na faixa etária de 60 anos, nos 2,5 km.