No final da tarde desta quarta-feira (26), o ex-presidente do PSOL na Paraíba, Tárcio Teixeira, fez uma live em suas redes sociais para falar sobre uma denúncia protocolada no Ministério Público Federal (MPF).
Tárcio se refere a ‘greve branca’ dos militares paraibanos, apontando que as ações são orquestradas por milícias políticas. Elas revelam pontos onde o policiamento é mais vulnerável ao público, colocando assim a segurança dos cidadãos em risco. Ele acusa o deputado estadual Cabo Gilberto de ser um dos políticos responsáveis por inflar uma suposta partidarização da Polícia Militar.
“Cabo Gilberto que partidariza a Polícia Militar está divulgando os espaços onde não tem trabalhadores fazendo extra, além de coagir os trabalhadores que querem continuar realizando seu extra, coloca a vida dos policiais honestos e a nossa”, comentou Teixeira em entrevista ao Hora H, da Rede Mais Radio.
Na coletiva de imprensa convocada pelo ex-presidente do PSOL, ele informou que além do MPF, o Conselho Estadual dos Direitos Humanos foi acionado para analisar a denúncia. O socialista garantiu que teve acesso a áudios nos quais são feitas pressões aos policiais que recusam participar do movimento contra o trabalho em horário extra no Estado.
“Há um crime contra o Estado Democrático de Direito na Paraíba e estamos felizes que há no MPF um alinhamento com o campo dos Direitos Humanos. Sabemos que há conhecimento dos crimes que precisam ser apurados”, acrescentou.
Ainda foi salientado o risco de haver uma guerra ou ‘banho de sangue’ entre a PM e facções criminosas instaladas na Paraíba. Conforme Tárcio, a bancada do PSOL em Brasília está acompanhando a situação no Estado e está avaliando se há um movimento coordenado de insurreição das polícias nos estados do país.
“Queremos saber se isso se repete outros estados, se é algo estruturado para atacar a nossa democracia e impedir o processo eleitoral. Não aceitaremos partidarização da Polícia Militar. Esse é o momento de unidade. Que essa denúncia sirva para barrar um banho de sangue. É isso que está pautado em relação a esse difícil momento político da Paraíba”, frisou o político.
Assista a live completa feita por Tárcio Teixeira:
Ver essa foto no Instagram