Um alerta vermelho foi acendido para o Brasil após a publicação de um vídeo do prefeito de Três Rios, Josimar Salles. O prefeito da cidade carioca contou que recebeu do Exército Brasileiro um ofício com solicitação de informações sobre a capacidade de sepultamento, como o número de covas nos cemitérios da cidade. Confira um trecho da transcrição (vídeo completo ao final da matéria):
“Diante de um documento como este, vindo de uma instituição das mais respeitadas do Brasil, o Exército Brasileiro, pedindo informações sobre a nossa capacidade de sepultar pessoas, não posso, de forma alguma, afrouxar as nossas medidas. Porque, se o Exército está perguntando isso, é porque estão fazendo levantamento estatístico diante da possibilidade de um caos na saúde pública não apenas do Brasil, mas também do mundo”, destacou o prefeito de Três Rios.
Uma reportagem do G1 apontou que, segundo o Comando Militar do Leste, trata-se de uma “coleta de dados”. O CML explicou que “planeja sua atuação com base no levantamento de cenários hipotéticos, visando a mitigar os efeitos nocivos da pandemia junto à sociedade”.
A TV Globo e o G1 apuraram que Três Rios, Paraíba do Sul, Duque de Caxias e o Rio de Janeiro receberam o documento. A de Niterói disse que foi pedida uma sondagem parecida, mas feita pela Defesa Civil do RJ. Assista ao depoimento do prefeito Josimar Salles: