Campina Grande na Paraíba faz O Maior São João do Mundo, e em 2023 está sendo a edição especial de 40 anos. A cidade reúne mais uma vez turistas do mundo inteiro para viver a experiência da festa junina e constatar a força da cultura regional expressa no artesanato, na dança, na cenografia e, sobretudo, na música.
Quem embarcar no roteiro turístico da Rainha da Borborema no mês junino vai poder curtir os artistas que farão o público cair no principal ritmo do Maior São João do Mundo, que é o forró nordestino. Das 102 atrações que compõem a grade de programação do palco principal, 87 são do Nordeste, sendo 32 paraibanas.
Desde o primeiro dia desta edição, a festa manteve a cultura tradicional nordestina a frente d’O Maior São João do Mundo. Nomes que há algum tempo não faziam Parte da programação, retornaram para reforçar o time cultural do evento, dentre eles Chico Cesar, Fagner, Geraldo Azevedo, Alcymar Monteiro e Alceu Valença, referências da força e da cultura nordestina.
A empresa Arte Produções, que está executando a festa em parceira com a Prefeitura de Campina Grande pela primeira vez, aceitou o desafio e está fazendo uma edição memorável. Nos primeiros dias, foi preciso executar alguns ajustes para melhorar a experiência dos artistas e do público, como foi o caso que repercutiu do cantor Flávio José, que por falha no roteiro da festa, precisou diminuir 13 minutos da sua apresentação no segundo dia de evento. Flávio José é uma referência para a música nordestina, e devido ao imprevisto, tanto a empresa Arte Produções como também o Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, pediram desculpas publicamente ao artista. Após o episódio, a empresa ficou ainda mais rígida na execução da festa para que seja uma experiência incrível para todos os presentes.
Também se apresentam no mesmo espaço artistas dos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Paraná e Distrito Federal. Todos juntos são responsáveis por 176 horas de música apenas no palco principal.
De acordo com a programação, 69% dos artistas do palco principal, por onde passaram nomes internacionais em diversos festivais de música do País, cantarão o gênero forró, na versão “raíz” e nas variações como piseiro, estilizado, vaquejada e das antigas.
Além do forró, a programação integra artistas dos gêneros sertanejo (10%), religioso (6%), mpb (5%), arrocha (4%), pagode (1%), eletrônico (1%) e um show de humor com dois artistas locais.
Vale ressaltar que dentro do Parque do Povo, além da palco principal existem outros 7 palcos espalhados por toda a cenografia, sendo eles o Cultural, Pirâmide, 3 Ilhas de Forró, Coreto e Palco Brahma, onde as atrações são 100% compostas por artistas regionais e do gênero forró.