Artesãos do Programa do Artesanato Paraibano (PAP) – executado pelo Governo da Paraíba – participam, a partir desta quarta-feira (15), da 16ª edição do Salão do Artesanato de Brasília. Ao todo, 12 artesãos vão levar até a capital do Distrito Federal o que há de melhor no segmento produzido na Paraíba, dentro de um evento que é considerado o maior no Centro-Oeste. O 16° Salão do Artesanato de Brasília será realizado até o dia 19 de novembro, no espaço externo do Pátio Brasil Shopping, com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Para o governador João Azevêdo, que prestigiará os artesãos paraibanos presencialmente em Brasília, o evento da capital federal é um momento oportuno para o artesanato paraibano. “O Salão do Artesanato de Brasília é um evento muito grande, que reúne artesãos de todo o país e a Paraíba mais uma vez terá a sua representação, como fazemos nos mais diversos salões que acontecem no país, dando a oportunidade para que nossos artesãos ampliem seus negócios, viabilizem novas encomendas porque esse é um segmento que valoriza a nossa cultura, mas é também fonte geradora de renda e de melhoria da qualidade de vida de muitas famílias”, disse.
A presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, também falou da expectativa para o evento. “Esse evento de Brasília já está consolidado no calendário das feiras de artesanato no Brasil. Portanto, é mais uma vitrine para o nosso artesão, para a nossa artesã, que vão expor seus produtos, feitos com uma qualidade indiscutível”, disse.
“Como costuma dizer o governador João Azevêdo, o artesanato é muito mais que um segmento cultural. Com o forte apoio que tem recebido do Governo da Paraíba, pode afirmar que é um segmento que gera renda, ocupação e com importância garantida na economia paraibana”, acrescentou a secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou a importância da participação dos artesãos paraibanos em feiras como a de Brasília. “Isso é o resultado, antes de tudo, de todo o apoio que esse segmento tem recebido do Governo do Estado e de parceiros como o Sebrae. É um momento de, mais uma vez, o nosso artesão se apresentar, mostrar o que é produzido aqui, feito com muita qualidade, para um mercado cada vez mais promissor”, comentou.
A 16ª edição do Artesanato de Brasília reunirá cerca de 600 artesãos de todas as unidades da Federação. Entre esses artesãos, está Sérgio Teófilo, que trabalha com a tipologia madeira. “A expectativa é muito boa, pois representa uma oportunidade de a gente vender muito e, principalmente, mostrar nossos produtos, criar novas oportunidades. Esse incentivo e apoio que recebemos do PAP é muito interessante”, disse o artesão de Dona Inês, município do Brejo paraibano, da comunidade quilombola de Cruz da Menina.
Serviço
16º Salão do Artesanato de Brasília
Data: 15 a 19 de novembro
Local: área externa do Pátio Brasil Shopping
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 10h às 22h
Entrada gratuita