A eleição do novo presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, cidade da Região Metropolitana de João Pessoa, foi remarcada para a próxima quarta-feira (8), após um tumulto ocorrido durante a posse dos vereadores, no dia 1º de janeiro. A votação, que ocorrerá às 10h no plenário da Câmara, será transmitida ao vivo.
Os vereadores eleitos foram oficialmente convocados para escolher a nova Mesa Diretora, que irá comandar a Casa no biênio 2025/2026. A convocação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico e assinada pelo presidente interino, Francisco Morais de Queiroga (PP).
“A eleição da Mesa Diretora define os rumos da Câmara, por isso, convidamos a população a acompanhar essa sessão, seja presencialmente, seja pelas transmissões, pois a presença popular fortalece a democracia e legitima nossos trabalhos”, destacou Francisco Queiroga.
A Câmara Municipal também anunciou medidas administrativas para reorganizar sua estrutura interna. Os parlamentares eleitos foram convocados a formalizar a indicação de seus chefes de gabinete e assessores, devendo apresentar a documentação exigida para a posse nos cargos.
Relembre o caso
A confusão teve início durante a eleição do novo presidente da Câmara Municipal, quando surgiram desentendimentos entre diferentes grupos. A sessão prosseguiu com a posse do prefeito eleito Jackson Alvino (PP), mas a cerimônia foi interrompida devido ao tumulto.
Neste momento, a presidência da Câmara solicitou a intervenção da segurança e do policiamento para “manter a ordem”. A sessão foi suspensa por 15 minutos e toda a ocorrência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Santa Rita. Com a saída de alguns parlamentares, o presidente Francisco Queiroga decidiu adiar a eleição devido à falta de quórum.