O petista Bivar de Sousa foi escolhido pelo governador João Azevêdo para a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido. A nomeação marca o retorno do PT à administração do Estado, novamente no comando da pasta, e foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (26).
A designação de Bivar para o cargo prestigia não só o Partido dos Trabalhadores, mas também o Sertão paraibano. Entretanto, o PT volta ao governo de forma rachada, visto que uma ala da legenda, que acompanha Luiz Couto, ex-deputado federal e ex-líder da pasta, não apoia a reeleição de João.
A ruptura aconteceu em 2020, mas precisamente nas eleições municipais, quando Couto foi exonerado da Secretaria de Agricultura após apoiar Ricardo Coutinho na disputa pela prefeitura de João Pessoa. Azevêdo abraçou a candidatura de Cícero Lucena, do Progressistas, que foi eleito.
Jackson Macedo, presidente estadual do PT, deu aval para que o partido voltasse à administração do Estado, com os deputados Anísio Maia (estadual) e Frei Anastácio (federal) à frente das negociações. Jackson pretende angariar o apoio do Cidadania à candidatura de Lula para a Presidência da República nas eleições de 2022.