Inaugurações, assinaturas de Ordem de Serviços importantes, estabelecimento de convênios, maratona e celebrações religiosas. O aniversário de emancipação política de Conde veio repleto de novidades confirmando que a cidade, instituída por força da Lei Estadual nº 3.107, de 18 de novembro de 1963, vive um novo tempo.
O tão desejado portal da entrada da cidade está prestes a se tornar realidade, graças ao convênio assinado pela prefeita Karla Pimentel na tarde da última sexta-feira (18). O recurso é oriundo de uma emenda do deputado estadual Eduardo Carneiro. Outras duas emendas do gabinete do deputado, que somam meio milhão de reais vão garantir a construção de praças na Pousada do Conde e no Assentamento Dona Antônia.
Conde ganhou dois novos aparelhos de educação, um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) e o Centro de Linguas de Conde (Celic). Este último disponibilizará gratuitamente o ensino inglês, espanhol e libras, preparando os residentes para atuar no turismo, uma das principais matrizes econômicas da cidade, e abrindo portas de acessibilidade e inclusão.
O novo Crei, que tem salas climatizadas, área de vivência, refeitório e acessos adequados às portadores de necessidades especiais, ganhou o nome Maria José Garcez de Souza (Dona Nita), em homenagem a tabeliã do tradicional Cartório Pedro Alves. “A maioria dos presentes tiveram a participação importantíssima de Dona Nita na hora de se tornar cidadão”, lembrou a prefeita.
Ela ainda destacou a priorização que a administração municipal tem dado à educação: “Nossas crianças estão sendo acolhidas com qualidade. Se você entrar em qualquer Crei [sic] vai ver o cuidado que essas tias têm com nossos pequenos”, disse. A Educação ainda celebrou um convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para levar Educação no Trânsito e Prevenção de Acidentes às escolas municipais.
Pelo segundo ano consecutivo, alunos da rede municipal de Ensino que cursam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, participaram de uma Mini Maratona Escolar em comemoração ao aniversário de Conde. “Uma festa linda onde os adolescentes mostraram como o esporte é importante na vida de cada um”, frisou Kaline Barbosa, secretária de Educação Cultura e Esporte.
No último evento do dia a prefeita assinou as seguintes ordens de serviço:
– Construção da UBS Conceição II;
– Pavimentação de ruas em Mituaçu;
– Pavimentação de ruas em Caxitú;
– Pavimentação de ruas em setores urbanos da cidade;
– Reforma da UBS Conceição I;
– Reforma da UBS Carapibus.
Também foram premiados, os estudantes vencedores do Concurso de Redação e o lançamento do Programa Alimenta Conde.
A programação oficial, que teve início com o hasteamento de bandeiras e com uma missa celebrada na matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Conde, foi encerrada com outra celebração religiosa, um culto solene interdenominacional na praça Pedro Alves.