A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a instalação do sinal 5G em mais seis municípios da Paraíba. A partir da próxima segunda-feira (27), os municípios de Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita terão permissão para a operação da nova tecnologia.
As empresas de telefonia interessadas deverão solicitar a implantação da infraestrutura ao Ministério das Comunicações. O adiantamento da decisão por parte do governo, em decisão aprovada nessa quinta-feira (23), aconteceu em razão da conclusão da migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.
Todos os municípios selecionados estão na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP). Atualmente, a frequência de 3,5 GHz (5G) conta com sinal apenas na capital paraibana. A cobertura iniciou em 29 de julho do ano passado, em alguns bairros das Zona Leste (orla), Zona Oeste (centro) e Zona Sul da cidade.
A decisão do Governo muda o cronograma inicialmente previsto para a instalação do 5G nas cidades paraibanas. Por exemplo, em Santa Rita, a liberação do sinal estava programada para o ano de 2027.