A Secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal (SEDAM), Ana Cláudia Vital, acompanhada do Secretário Executivo da SEDAM, Galego do Leite, de Dr. Valdé Silveira, Coordenador de Gestão, dando prosseguimento à agenda de visita às obras e ações do Governo do Estado em Campina Grande, visitou nesta segunda-feira (09) a Unidade do Presídio Regional do Serrotão, onde tem sido intensificado o trabalho de ressocialização dos apenados com trabalhos diversos, quer seja na padaria ou na horta comunitária.
A Secretária e demais autoridades foram recebidos pelo Diretor da Unidade, Lenieferson Sucupira, que apresentou um pouco do dia-a-dia da administração da unidade e, principalmente, a política de ressocialização dos reeducandos que são empreendidas no local.
Para se ter uma ideia dessa nova política que está sendo adotada no Governo João Azevêdo, são mais de 100 reeducandos que atuam em diferentes áreas e trabalhos, sendo que a unidade conta com uma horta orgânica de 1 hectare que produz alimentos para toda unidade, uma padaria que fabrica e distribui cerca de 6 mil pães por dia para todas as quatro unidades prisionais de Campina Grande, além de serralharia, marcenaria, uma fábrica de artefatos de concreto, grupos de artesanato, assistência religiosa e de saúde.
Existe ainda na unidade o projeto de educação que levou a Paraíba ao primeiro lugar do Enem Prisional 2020, com o maior número de reeducandos aprovados em vestibulares.
A Secretária Ana Cláudia disse que o intuito desses projetos é gerar aprendizado e, consequentemente, novas oportunidades de trabalho e renda para esses homens que buscam uma nova chance quando retornarem ao convívio social. A política aplicada pelo Governo do Estado tem transformado o Sistema Prisional da Paraíba em um dos melhores do país, sob a coordenação do Secretário Coronel Sérgio Fonseca e a liderança do Governador João Azevêdo.