Tudo na vida tem dois lados e quem só enxerga um é caolho ou hipócrita. Nesse conflito eterno entre judeus e palestinos, entendo que ambos tem razão e ambos são culpados.
Ao atacar civis e até fazer inocentes de reféns, o grupo Hamas incorre na prática do terrorismo e realimenta o ódio racial e violência.
Ao ordenar bombardeio feroz a Faixa de Gaza, o governo de Israel incorre na mesma prática e também comete crimes de guerra.
Hoje, o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos fez esse alerta e precisamos entender que dos dois lados da fronteira estão morrendo civis inocentes e um erro não justifica o outro.
O povo judeu precisa de um território para chamar de seu, assim como os palestinos também merecem, e só haverá paz no Oriente Médio quando a causa dos palestinos for tratada com a mesma prioridade que em 1948 foi tratada a causa do povo judeu. Ambas são justas e a história tem dois lados, dois povos.
Não devemos torcer pelo terror do grupo Hamas. Não devemos aplaudir o genocídio dos palestinos. Jerusalém é território sagrado para muçulmanos, cristãos e judeus. Sem essa visão holística não haverá paz.
Dércio Alcântara