O Carnaval 2022 se aproxima e a Prefeitura de João Pessoa ainda não definiu se a data será feriado, ponto facultativo ou dia útil. Perguntada pela reportagem do g1 Paraíba, a assessoria de imprensa do órgão respondeu que ainda é cedo para definições.
No Brasil, o carnaval não é feriado nacional – ele só é considerado feriado se estiver previsto em lei estadual ou municipal.
Em 2021, o expediente nas repartições públicas de João Pessoa foi normal, com o objetivo de evitar aglomerações no período das festividades e conter a propagação do coronavírus. Na ocasião, a prefeitura informou que iria seguir as recomendações do governo do Estado, que publicou um decreto suspendendo o ponto facultativo no estado.
Neste ano, a Prefeitura de João Pessoa já decidiu cancelar o Carnaval de rua da capital paraibana para 2022 e transferir o Folia de Rua e Carnaval Tradição para acontecer em um local fechado. No entanto, a associação dos blocos do Folia de Rua já decidiu por cancelar as festas.
Segundo o prefeito, a decisão foi tomada em comum acordo com os segmentos carnavalescos de João Pessoa, após a confirmação do primeiro caso da variante ômicron no estado.
Conforme reunião com representantes do segmentos de eventos e da Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado (29), o Ministério Público Federal (MPF) deve elaborar uma ata com diretrizes para a realização de shows e eventos de massa na Paraíba no mês de fevereiro até o Carnaval.
Essas medidas devem estar em um novo decreto com medidas restritivas no estado, que deve ser publicado até esta segunda-feira (31).
A procuradora do MPF, Janaína Andrade, não deu detalhes dos termos que foram definidos na reunião, mas sinalizou que esses eventos devem ser liberados, mas com regras sanitárias mais rígidas, em comum acordo com os empresários.
g1 Paraíba