Com o objetivo de impedir o transbordamento dos rios e minimizar os transtornos do período chuvoso, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), vem realizando o trabalho de limpeza e desassoreamento dos rios da Capital, uma ação preventiva realizada de forma ininterrupta que tem garantido a boa fluidez das águas e a segurança dos moradores das áreas ribeirinhas.
Nos quatro primeiros meses deste ano, mais de 4.265,19 metros de rios foram limpos nas comunidades São Rafael, São José, Frei Damião, na Avenida Beira Rio e no trecho do Rio Jaguaribe que passa dentro do quartel do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado. As máquinas da Compdec-JP estão atualmente limpando trechos do Rio Jaguaribe, próximo das comunidades Tito Silva, São Rafael e Padre Hildon Bandeira, nas imediações da Beira Rio e Epitácio Pessoa e do Rio Marés, no Alto do Mateus.
O coordenador da Defesa Civil, Jailton Gomes, reforçou que esse trabalho é fundamental para a segurança das pessoas que moram nas áreas próximas aos rios, bem como de toda a população de João Pessoa.
“O trabalho de desassoreamento e limpeza dos rios tem sido fundamental para o perfeito fluxo das águas que cortam a cidade de João Pessoa, que no instante de chuva sente o reflexo desse trabalho sem o transbordamento dos rios. Aliado a esse trabalho, é fundamental a conscientização da população, para que o descarte do lixo seja em local apropriado, evitando a poluição dos rios e obstrução das galerias”, enfatizou.
Cronograma – O trabalho de limpeza e desassoreamento dos rios é realizado durante todo o ano. A ordem de prioridade é estabelecida com base nos trechos que estão mais comprometidos, com lixo e vegetação densa que impedem o fluxo das águas, além do assoreamento causado pelos sedimentos. No entanto, as máquinas podem ser deslocadas para outros trechos que precisem de urgência na execução do serviço.
Após a conclusão do serviço nos locais atuais, as máquinas da Defesa Civil seguem para o Jardim Guaíba, nas imediações da Avenida Deputado José Tavares (Cruz da Armas), trecho do Rio Jaguaribe, tal como a jusante, nas proximidades da Avenida Tancredo Neves.
Embora a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) acompanhe a Compdec-JP com a licença para a execução destes serviços, a Defesa Civil opera nos rios da Capital com base na Lei nº 12.651, de maio de 2012, que dispensa a autorização do órgão ambiental competente para execução, em caráter de urgência, de atividades de segurança nacional e obras de interesse da defesa civil destinadas à prevenção e mitigação de acidentes em áreas urbanas.
Barreiras – A Compdec-JP também monitora as barreiras e encostas para verificar se há movimento de massa que possa trazer riscos à população que reside nas proximidades desses locais. As equipes da Defesa Civil realizam vistorias periódicas de todas essas áreas durante todo ano, mas reforça no período chuvoso, principalmente no Alto do Mateus e Bairro São José, que são pontos críticos.
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Compdec-JP pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, que está em fase experimental, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
PMJP.
Fotografia: Assessoria.