A ABRANET – Associação Brasileira de Internet, formalizou, na tarde da última quinta feira (21/12) – no Palácio da Justiça, em Brasília, sua adesão ao Programa Celular Seguro, aplicativo através do qual o usuário que teve o celular roubado ou furtado pode alertar os serviços parceiros através de seus contatos de emergência cadastrados. O serviço é gratuito e bloqueia o aparelho em até 30 minutos, além de alertar as instituições bancária e operadoras sobre o uso ilegal do aparelho.O programa foi oficialmente lançado no dia 20 e teve mais de 257 mil cadastros realizados, apenas no primeiro dia.
A Abranet, que tem 10% dos cartões de crédito emitidos no país – cerca de 40 milhões de cartões, está otimista e segura de que o programa trará um impacto imediato na diminuição drástica do roubo de celulares e nas fraudes que são realizadas nesses casos, beneficiando direta e rapidamente o consumidor e o próprio mercado.
A Associação foi representada pela Conselheira Caroline Maciel, que assinou a adesão durante a cerimônia, acompanhada do Secretário-Executivo do MJSP, Ricardo Garcia Cappeli, do Subsecretário de Tecnologia da Informação – STI, Ney Rego Barros Junior e do Diretor de Programa da SE, Joel Fernando Benin.
“Por congregar mais de 400 empresas, dos mais diversos portes e segmentos da Internet (como provedores, plataformas, fintechs), buscaremos atuar como um hub para a integração de nossos associados à inovadora iniciativa governamental. Na nossa visão, a simplicidade e acessibilidade da proposta ampliam sua escalabilidade e seu potencial de sucesso no país e, inclusive, de internacionalização. Gostaríamos de auxiliar neste processo de aperfeiçoamento e cocriação de novos casos de uso, considerando a amplitude do escopo da entidade e em prol da proteção do consumidor e da prevenção de fraudes”, observou Caroline.
Assessoria. Crédito da Foto: Tom Costa MJSP.