Ao saber pela imprensa da iniciativa dos aliados do Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que aprovaram nesta quinta-feira (14) um Projeto de Lei estabelecendo, dentre outras medidas, uma Parceria Publico Privada para o sistema de Captação, Tratamento e Abastecimento de água, Coleta e Tratamento de Esgotos na cidade, fornecido atualmente pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB) criticou a iniciativa, destacando que essa é mais uma iniciativa do grupo Cunha Lima de vender um patrimônio que é do povo.
“O grupo que hoje administra Campina tenta vender o que é do povo. Com a Celb foi dessa forma e, agora, eles tentam novamente fazer isso”, disse Veneziano, pois lembrou que o projeto apresentado e aprovado na manhã desta quinta deveria, no mínimo, ser melhor avaliado, uma vez que foi protocolado na casa, apenas, no dia 12/02. “Assim como fizeram com a Celb, na calada da noite, fizeram agora com essa PPP, que praticamente acaba com a Cagepa na cidade”, afirmou.
Para a Vereadora Pâmela Vital do Rêgo Freire, que votou contra o projeto, a iniciativa foi um claro desrespeito aos demais projetos em tramitação na Casa e uma ânsia sem precedentes, da Prefeitura, de conseguir alguma Parceria Público-Privada ainda não dita a população. “Vale salientar que isso significa ser sem licitação, ser um valor maior de 10 milhões de reais e valer por mais de cinco anos. Isso é um absurdo, passar da forma que aconteceu! Pode ter certeza que recorreremos à via judicial para impedir o prosseguimento desse PL.”
Veneziano lembrou que Campina, nos anos 2000, perdeu a sua Companhia de Eletricidade, a Celb, num processo de venda em que ainda hoje a Prefeitura é cobrada. Veneziano disse que, a partir desta PPP, através da qual a Prefeitura pretende assumir os destinos da Cagepa (fornecimento de água e saneamento), haverá uma reedição da mesma história da Celb: “Um patrimônio perdido, com risco para os trabalhadores e a adoção de aumentos tarifários acima da nossa realidade”. A ideia da PMCG, segundo Veneziano, é executar a PPP em diversos setores do serviço público, nas áreas de turismo, desenvolvimento sustentável, dentre outros.
Redação