Instalar núcleos de pronto atendimento em hospitais já existentes da Rede Estadual que prestarão serviços semelhantes aos encontrados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Esse é o programa ‘Saúde Já’, anunciado pelo candidato do PSB ao Governo do Estado, João Azevêdo (PSB), na tarde desta quarta-feira (12), durante entrevistas concedidas à Rádio e TV Arapuan, na Capital.
João explicou que a proposta do programa ‘Saúde Já’ é facilitar o acesso da população exames menos complexos, como tomografia computadorizada, ultrassom, endoscopia e raio X.
“Incialmente, vamos implantar nove unidades do programa, que funcionarão em cinco regiões do Estado: Brejo, Cariri, Curimataú, Sertão e Vale do Piancó”, adiantou. “O programa disponibilizará também núcleo de diagnóstico laboratorial”, completou.
O candidato do PSB explicou que a ideia do programa ‘Saúde Já’ é suprir a carência dos serviços prestados pelas UPAs, já que a maioria dos municípios paraibanos não dispõe de orçamento suficiente para manter as Unidades de Pronto Atendimento.
“Os municípios, infelizmente, muitas vezes não têm condições de implantar e manter as Unidades de Pronto Atendimento, que geralmente prestam um atendimento rápido em urgência clínica, urgência pediátrica, urgência de traumatologia e urgência obstetrícia”, pontuou João.