O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) reprovou as contas das prefeituras de Patos, Alhandra e Bayeux, no exercício de 2013. As contas apresentadas pelo ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira de Souza, foram reprovadas por questões que incluíram despesas e saldo bancários não comprovados, não recolhimento de contribuições previdenciárias e folha de pagamento acima do limite legal.
O TCE pede que Expedito Pereira devolva mais de R$ 48 mil aos cofres do município de Bayeux. O ex-prefeito informou que vai recorrer da decisã, e que, diante dos documentos que vão ser apresentados, tem plena confiança de que suas contas vão ser aprovadas pelo TCE.
A ex-prefeita de Patos, Francisca Gomes Araújo Mota, também teve as contas de 2013 reprovadas, unanimemente, por conta de falhas que incluíram gastos excessivos com a folha de pessoal e o não repasse à Previdência de contribuições descontadas dos servidores. O TCE ainda decidiu pela abertura de um processo específico para que sejam examinadas despesas com locação de veículos contratadas em 2013 pela Prefeitura de Patos.
As despesas irregulares com transporte estudantil também originaram a reprovação às contas de 2013 apresentadas pelo ex-prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues da Costa. Ele deverá devolver mais de R$ 140 mil ao município, mas ainda cabe recurso.
Ainda houve aprovação das contas de 2015 dos ex-prefeitos de Mãe d’Água, (Margarida Maria Fragoso Soares), Várzea (José Ivaldo de Morais), Santana dos Garrotes (Elio Ribeiro de Morais), Diamante (Marcília Mangueira Magalhães) e do atual prefeito de Malta (Manoel Benedito de Lucena Filho).
O ex-prefeito de Quixaba, Júlio César de Medeiros Batista, obteve aprovação às contas de 2016. A Câmara Municipal de Pedras de Fogo teve aprovadas as contas de 2015.
Fonte: G1