• Sobre
  • Contato
28/10/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Notícias

TJ vai analisar seis mil processos nas Varas da Execução Penal de João Pessoa, Patos e Sousa

18 de fevereiro de 2013
em Notícias
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A

Em torno de seis mil processos das Varas da Execução Penal de João Pessoa, Patos e Sousa serão analisados em um esforço concentrado de juízes e serventuários da Justiça, a partir das 14h, desta segunda-feira (18), no 6º andar do Fórum Criminal na Capital. A ação marcará a primeira etapa do projeto “Justiça em Dia”, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que visa a celeridade processual e, nesse caso, contribuir para desafogar e melhorar o sistema carcerário, garantindo o direito do apenado.

O Justiça em Dia foi proposto pela Presidência do TJPB e a desembargadora-presidente, Fátima Bezerra Cavalcanti, estabeleceu um Grupo de Esforço Concentrado para contribuir com a celeridade processual. A primeira atuação desse núcleo será nas Varas das Execuções Penais e objetiva atender as orientações do Conselho Nacional de Justiça, que tem como meta acelerar os julgamentos e reduzir o acúmulo processual. Os mutirões na área criminal vão analisar os processos relacionados a presos, que veem provocando a superlotação do Sistema Carcerário.

“A análise desses seis mil processos vai se ater à possibilidade de concessão de direitos que o preso tem em razão da progressividade da pena. Ou seja, ao benefício do regime fechado para o semi-aberto, do semi-aberto para o aberto, a concessão do livramento condicional, do indulto, comutação de pena e remissão de pena. Esses são direitos que o preso tem no curso da execução de sua pena que precisam ser analisados”, explicou o juiz Carlos Neves da Franca, coordenador do Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Sistema Carcerário, ao acrescentar que, no esforço concentrado, se buscará garantir o direito do preso, desafogar e melhorar o sistema carcerário.

Diferencial

O esforço concentrado das Varas da Execução Penal terá um diferencial porque essas unidades judiciárias trabalham com o processo eletrônico, o E-Jus VEP. Isso facilita e possibilita que o trabalho seja concentrado em João Pessoa.

O Tribunal de Justiça solicitou o apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública, sem os quais não seria possível dar a agilidade que a Justiça precisa na garantia do direito do apenado. A Defensoria se colocou à disposição a partir da implementação de um esforço nas Penitenciárias e o Ministério Público com o reforço da sua estrutura vinculada às Varas da Execução, para que os órgãos possam agir conjuntamente.

“O esforço concentrado deverá envolver em torno de 30 pessoas, incluindo servidores, assessores e juízes designados. O dispêndio será o menor possível para o pessoal, porque não haverá necessidade de deslocamento para Patos e para Sousa. O processo é virtual e nós vamos trabalhar aqui de João Pessoa. Os servidores terão que trabalhar em regime de hora extra, mas não haverá necessidade de pagamento de diárias e com isso o Tribunal vai economizar”, reforçou Carlos Neves..

Outras etapas

Segundo explicou o juiz Carlos Neves, o Justiça em Dia atuará nas demais áreas do Tribunal de Justiça, a exemplo das Varas Cíveis e de Fazenda Pública. No entanto, vencida a primeira etapa, serão definidas novas datas para a análise dos processos das Varas da Execução Penal para atingir outros municípios como Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Catolé do Rocha e Cajazeiras.

 

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Paraibano busca assinaturas para criar novo partido “de centro”

Próxima Matéria

João Pessoa tem 5,22 médicos para cada grupo de mil pessoas, aponta estudo

Matérias Relacionadas

Cícero rebate Aguinaldo e alfineta Lucas: “Projeto pessoal é botar o sobrinho”
Política

Cícero rebate Aguinaldo e alfineta Lucas: “Projeto pessoal é botar o sobrinho”

27 de outubro de 2025
Encontro entre Trump e Lula tem clima cordial e foco em acordos
Mundo

Encontro entre Trump e Lula tem clima cordial e foco em acordos

27 de outubro de 2025
ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial
Brasil

ALPB sedia debate da Câmara Federal sobre criação de Fundo para Promoção da Igualdade Racial

27 de outubro de 2025
Próxima Matéria

João Pessoa tem 5,22 médicos para cada grupo de mil pessoas, aponta estudo

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio