Mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, e o empresário Flávio Carneiro revelam conversas sobre a relação do grupo com o jornal O Estado de S. Paulo. Em um dos diálogos, Carneiro afirma que eles estavam “em casa” no veículo e que tinham crédito no jornal.
Em 15 de maio de 2024, Vorcaro disse que precisava aumentar os patrocínios destinados ao Estadão e à Folha de S.Paulo. A conversa ocorreu após uma jornalista procurar um executivo do Banco Master.
Seis dias depois, os dois discutiram a emissão de R$ 142,5 milhões em debêntures pelo Grupo Estado, realizada em março e maio de 2024 para captar recursos e reorganizar dívidas. Vorcaro questionou por que havia ficado de fora da operação, enquanto Carneiro atribuiu a articulação ao empresário Rubens Ometto, presidente do conselho de administração do Grupo Cosan.
Segundo o Metrópoles, a operação transformou bancos e grandes empresários em credores do jornal, com representantes dos investidores ocupando assentos no conselho de administração.
As mensagens expõem conversas de bastidores sobre relações comerciais e possíveis aproximações com o veículo, mas, isoladamente, não comprovam interferência nas decisões editoriais do Estadão.




