• Sobre
  • Contato
30/10/2026
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Agenda Cultural

Festival Alumiô ocupa o Centro Histórico de João Pessoa com três dias de música, arte e formação gratuita

Evento acontece de 18 a 20 de setembro em diferentes espaços culturais do Centro Histórico e reúne shows, oficinas, rodas de conversa, cortejos e exposições

8 de setembro de 2026
em Agenda Cultural, Cultura, Destaque, Destaque2, João Pessoa, Paraíba
Tempo de leitura: 4 mins de leitura
A A
Festival Alumiô ocupa o Centro Histórico de João Pessoa com três dias de música, arte e formação gratuita

O Centro Histórico de João Pessoa será tomado pela música, pela arte e pela cultura entre os dias 18 e 20 de setembro, com a realização do Festival Alumiô. Com uma programação totalmente gratuita, o evento propõe ampliar a ocupação cultural da região e criar um circuito que conecta casas de shows, espaços públicos, artistas, coletivos, economia criativa, formação e instituições.

Durante três dias, o público poderá circular por diferentes pontos da região, acompanhando uma programação que reúne artistas e iniciativas de diferentes linguagens. Entre os espaços participantes estão a Caravela Cultural, General Store, Vila do Porto, Mofado Bar, Centrô Bar e Bar do Bode, além de palcos montados em espaços públicos.

O festival conta com o apoio do Banco do Nordeste Cultural, estratégia do Banco do Nordeste voltada ao fortalecimento das cadeias produtivas da cultura nordestina e ao incentivo aos segmentos da economia da cultura em sua área de atuação. Presente nos nove estados da Região, a iniciativa contribui para ampliar oportunidades, fortalecer a produção cultural e valorizar artistas, produtores e agentes que movimentam a economia criativa nordestina.

A programação também contempla atividades de formação e diálogo sobre o mercado cultural. Entre os destaques estão rodas de conversa sobre o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), o mercado da música na Paraíba e suas tecnologias, além de debates sobre produção cultural, projetos, captação e execução.

Nascido em João Pessoa em 2022, o Festival Alumiô foi idealizado por Ramon Suarez, a partir da trajetória da Vila do Porto e do desejo de fortalecer a presença da produção cultural no Centro Histórico da capital paraibana.

“Para nós, o Alumiô é uma forma de reafirmar o Centro Histórico de João Pessoa como um território vivo, de encontro, criação e circulação cultural. Queremos aproximar diferentes públicos, artistas, coletivos e iniciativas, ocupando esses espaços com arte e fortalecendo a produção cultural paraibana. É um festival pensado para a cidade e, principalmente, para valorizar quem faz cultura e movimenta a nossa cena artística”, destaca Ramon Suarez, idealizador do Festival Alumiô.

As atividades formativas incluem ainda oficinas de barro, moda, carimbó e tecnologia de áudio, ampliando o festival para além dos shows e criando espaços de troca de conhecimento entre artistas, produtores, profissionais da cultura e público.

No sábado (19), o Cortejo Alumiô, com saída da Praça Antenor Navarro, abre espaço para manifestações culturais antes da programação musical. Já no domingo (20), o cortejo retorna com apresentações do Maracatu Pé de Elefante e da Ala Ursa Solitário do Padre Zé.

Entre os nomes que integram a programação musical estão Quinteto da Parahyba, Totonho, Nervosa, Seu Pereira e Coletivo 401, Nina Maia, Camarones, Zeferina Bomba, Mombojó, Reggaear, Suraras, Samba de Magia e muitos outros artistas.

O Alumiô também abre espaço para as artes visuais com a exposição “Jardim Secreto”, cuja abertura acontece no dia 18 de setembro. A mostra permanece em cartaz até 9 de outubro e reúne trabalhos em pintura sobre tela, desenho, instalações, cerâmica, aquarela e xilogravura.

Participam da exposição os artistas Raisse Herculano, Gunga Rodrigues, Danielle Travassos, Lúcia França, Raisa Filgueira, Sandoval Fagundes e Vitória Formighiere.

Programação

Sexta-feira (18/09)

A programação começa às 16h com ações do Comitê de Cultura da Paraíba e da Associação Cultural Balaio Nordeste, incluindo roda de conversa sobre o CNPC e a formação “Como (sobre)viver de arte”.

A partir das 19h, os espaços do Centro Histórico recebem shows simultâneos.

General Store: Melancholic Wine, Long Way Home e Plugins

Bar do Bode: Ode Insone, Abracadaver e O Cão

Caravela Cultural: Calangroove, Reggaear e Mombojó

Mofado Bar: Pão Mofado e Arrastão

Vila do Porto: Yuri Gonzaga, Ticuqueiros, Blakkmania e Nicácio

Centrô Bar: Samba de Magia

Sábado (19/09)

Durante o dia, o público poderá participar da roda de conversa “Mercado da música na Paraíba e suas tecnologias”, das 10h às 12h, no Ateliê Multicultural Elionai Gomes, além da Oficina do Barro, com Gunga Rodrigues e Vitória Formighiere.

Às 16h, acontece o Cortejo Alumiô, saindo da Praça Antenor Navarro, com As Calungas.

No Palco Alumiô + BNB, a programação começa às 17h com Quinteto da Parahyba, seguido por Suraras, Samba se Ata, Taxidermia e Totonho.

A Vila do Porto recebe Side, Menestreis, Trio Pitangueira, Caixa de Marimbondo, Elon e Camarones.

O Mofado Bar terá Long Way Home, Disacusia, Ruído de Ódio e Zeferina Bomba.

O Centrô Bar recebe Deborah, Dizanaju e Bê Alencastro. O Bar da Vera terá karaokê das 20h à meia-noite.

No Palco 220, no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, se apresentam Topázio, Sesaia x Kalu, Cuzzy, BlackMania, Brisalicia e MD.

Domingo (20/09)

As atividades diurnas incluem oficina Surara, oficina de moda, oficina de carimbó, roda de conversa e oficina de tecnologia de áudio, além da roda “Caminhos para produção cultural: Projeto, captação e execução”, no Ateliê Multicultural Elionai Gomes.

Às 16h, o Cortejo Alumiô sai novamente da Praça Antenor Navarro, com Maracatu Pé de Elefante e A La Ursa Solitário do Padre Zé.

O Palco Alumiô + BNB recebe Headspawn, Nervosa, Nina Maia e Seu Pereira e Coletivo 401.

Na Vila do Porto, a programação reúne Glysmo/Batalha da BR, Passageiro 22, Lau Capyn e Hajem Kunk.

O Mofado Bar recebe Sustain e DJ Ozzy. O Bar da Vera terá karaokê.

Já o Palco 220 apresenta Acarajow, Kamet, Manami, Beautrois, Anelles e Adriely.

Segunda-feira (21/09) – Ressaca do Alumiô

Encerrando a programação, a Vila do Porto recebe, a partir das 19h, com Sanhauá Samba Clube + Suraras

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Governo Lula avalia recorrer contra afastamento do chefe da PF

Próxima Matéria

CACB reage à “taxa das blusinhas” e cobra igualdade entre produtos importados e comércio brasileiro

Matérias Relacionadas

Malafaia diz que “filhos de Bolsonaro são uns jumentos” e devemos concordar com ele
Brasil

Malafaia diz que “filhos de Bolsonaro são uns jumentos” e devemos concordar com ele

29 de outubro de 2026
No Senado, Veneziano enaltece atuação dos servidores públicos nas esferas municipal, estadual e federal
Destaque2

No Senado, Veneziano enaltece atuação dos servidores públicos nas esferas municipal, estadual e federal

28 de outubro de 2026
Trump questiona eleições brasileiras após carta de Flávio Bolsonaro
Destaque2

Trump questiona eleições brasileiras após carta de Flávio Bolsonaro

28 de outubro de 2026
Próxima Matéria
CACB reage à “taxa das blusinhas” e cobra igualdade entre produtos importados e comércio brasileiro

CACB reage à “taxa das blusinhas” e cobra igualdade entre produtos importados e comércio brasileiro

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio