A Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica da Paraíba (ABMCJPB) realiza nesta terça-feira (30), a 2ª edição da Oficina de Letramento Antirracista e Antimachista. O evento será realizado das 9h às 18h, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), no centro de João Pessoa, e contará com a participação de juristas, pesquisadores, ativistas e profissionais de diversas áreas.
A proposta da oficina é discutir a repetição inconsciente de discursos e práticas que reforçam o racismo e o machismo estruturais, trazendo reflexões voltadas à construção de uma sociedade mais justa. Os debates estarão centrados em três eixos temáticos: educação antirracista, justiça racial no enfrentamento à violência e garantia de direitos das populações negras e indígenas no campo da saúde.
Entre os destaques desta edição estão a participação do deputado federal Renato Freitas (PT-PR), da ativista trans Gabriella Benvenutty, da enfermeira potiguara Nathália Galdino, da vereadora campinense Jô Oliveira e de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como Diego Reis, Bruna Carvalho e Herry Charriery. A mediação dos painéis será feita por integrantes da ABMCJPB, da OAB-PB e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Direitos Humanos Flor de Mandacaru, vinculado à UFPB.
A oficina é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas por meio da plataforma SigaEventos, da UFPB. Para garantir o certificado, é necessário levar um quilo de alimento não perecível no dia do evento, que será doado a instituições sociais. A realização conta com o apoio institucional do TRT13 e a parceria com o núcleo de extensão Flor de Mandacaru.
Mais informações estão disponíveis nos perfis @oficina_letramentoracial, @mulheresabmcjpb e @nepp.ufpb no Instagram. O contato da organização pode ser feito com Carla Felinto Nogueira, presidente da ABMCJPB, pelo WhatsApp (83) 9 8802-8656.
Redação com assessoria