A Superintendente Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba – SEMS/PB, Joelma Greicy Fernandes Lira, anuncia que, sob a gestão do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Saúde liberou, na última quinta-feira (10/7), ambulâncias para mais cinco cidades na Paraíba, são eles: Emas, Monte Horebe, Monteiro, Narizinho e São Domingos do Cariri.
No total, ela lembra que o MS disponibilizou, 46 novas ambulâncias do SAMU 192 em 42 municípios de 13 estados brasileiros. De acordo com a superintendente, o governo federal tem como um dos seus objetivos, expandir e renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em todo o país. “As novas ambulâncias também vão contribuir para a redução do tempo de espera em casos de urgência e emergência para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, disse.
A cerimônia de entrega das 46 ambulâncias aconteceu em Sete Lagoas (MG) com a presença da diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência, do Ministério da Saúde, Aline Costa. Oriundo do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o investimento do governo federal é de R$ 14,9 milhões.
Com a renovação da frota, o SAMU 192 passa a cobrir aproximadamente 89% da população brasileira. Com a entrega de outras 2,3 mil ambulâncias em todo o país, o Ministério da Saúde trabalha para universalizar o serviço, o que deve acontecer até o final de 2026.
Expansão e fortalecimento nacional
Desde o início de 2023, 2.462 novas ambulâncias do SAMU 192 foram enviadas para municípios de todo o país. Esse número é seis vezes maior que o registrado no período entre 2019 e 2022, quando 366 unidades foram entregues à população.
Com a expansão da frota, mais de 6 milhões de pessoas passaram a ter acesso ao atendimento de urgência. Atualmente, são mais de 4,3 mil ambulâncias em circulação, com capacidade para atender 189,8 milhões de brasileiros em 4.207 municípios. Mais de 2 mil veículos em circulação do SAMU também foram renovados. São ambulâncias que estavam com 15 anos de uso e precisavam de manutenção. Agora, estão seguras e prontas para um atendimento de qualidade.
Redação com assessoria de comunicação