No cenário contemporâneo, as redes sociais têm se estabelecido como uma força poderosa no universo digital, redefinindo os padrões de interação, comunicação e consumo de informações. Esse papel também é visto no âmbito dos negócios, onde sua relevância tem se intensificado significativamente, assumindo um papel indispensável na estratégia de venda direta. Para analisar esse cenário foram ouvidos os especialistas em novas tecnologias Eli Moraes e Adriana Colloca.
O que é a venda direta?
Segundo Eli, a venda direta é um modelo de negócio no qual produtos ou serviços são comercializados diretamente aos consumidores, fora de um estabelecimento comercial fixo. Nesse modelo, os vendedores atuam como representantes independentes ou consultores de uma empresa e têm a responsabilidade de divulgar, demonstrar e vender os produtos ou serviços diretamente aos clientes.
Ainda segundo Moraes, nos últimos anos, as vendas em redes sociais têm ganhado uma relevância significativa como estratégia de negócio, mostrando um aumento constante tanto no número de pessoas utilizando as redes sociais quanto no número de marcas presentes nessas plataformas, quando podemos ver no gráfico abaixo, da terceira edição da Social Media Trends 2019, feita pela Rock Content. As redes sociais deixaram de ser apenas canais de comunicação para se tornarem importantes impulsionadores de vendas em diversos segmentos.
“Para vender nas redes sociais, as empresas precisam ter uma conta comercial nas plataformas relevantes e adotar uma estratégia de marketing específica para cada uma delas. Além disso, as mesmas têm passado por mudanças e evoluções ao longo dos últimos anos, com a introdução de novos recursos e o surgimento de novas mídias sociais. Essas mudanças têm proporcionado oportunidades adicionais para as marcas se conectarem com os consumidores e impulsionarem as vendas. No geral, o panorama das vendas em redes sociais nos últimos anos demonstra um crescimento contínuo e um reconhecimento cada vez maior da importância dessas plataformas como canal de vendas eficaz. As empresas estão aproveitando o potencial das redes sociais para alcançar um público amplo, engajar os consumidores, construir relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso comercial”, disse Eli.
Uma recente pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) em parceria com o Sebrae e conduzida pela BARE Internacional, revela que 93% dos entrevistados acreditam que as vendas diretas, por meio de mídias sociais e outras ferramentas on-line, são uma oportunidade atraente, demonstrando o potencial e a nova realidade do setor.
Segundo Adriana Colloca, esses dados evidenciam a crescente relevância das plataformas digitais no sucesso das vendas diretas, refletindo uma clara preferência dos participantes por soluções digitais. “O setor de Vendas Diretas está abraçando as evoluções tecnológicas de forma proativa, reconhecendo a modernização como uma tendência essencial para o futuro”, afirmou.
A pesquisa também revelou dados importantes sobre os canais de venda mais utilizados no ambiente digital. Entre os entrevistados, 36% afirmaram que as redes sociais são seu principal canal de vendas, enquanto 13% preferem plataformas on-line específicas. Quando analisados os canais on-line mais utilizados, as redes sociais lideram com 41% de participação, seguidas por marketplaces com 10%, plataformas próprias com 8% e outros canais 16%.
Redação