A viagem ao exterior dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), deve empurrar para abril a votação do Orçamento para 2025.
Motta e Alcolumbre devem acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua viagem ao Japão, de 24 a 27 de março. O presidente da Câmara voltará em 30 de março. A interlocutores, Motta tem admitido a possibilidade de que o Ploa (projeto de lei orçamentária anual) seja votado na semana de 31 de março a 4 de abril.
Inicialmente, a votação estaria marcada para a próxima semana: em 18 de março na Comissão Mista de Orçamento e em 19 de março no plenário do Congresso. Mas a avaliação é que, com Alcolumbre e Motta fora do país, poderia ser postergada. Outro fator é que os congressistas ainda aguardam a apresentação do relatório pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), prevista para os próximos dias. Nesta semana, o relator se reuniu com integrantes do governo para tentar aparar as arestas do texto, principalmente em relação a como encaixar no Orçamento recursos para os programas Gás para Todos e Pé-de-Meia.
O projeto com a Lei Orçamentária deveria ter sido votado em 2024, mas deputados e senadores deixaram a decisão para este ano e adotaram o “recesso branco”, como é chamado o recesso informal. Sem Orçamento aprovado, o Executivo só conta mensalmente com um duodécimo (1/12 avos) da quantia que tem para custear a máquina pública.
Redação com Poder 360