O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (03) no Palácio da Alvorada os novos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para um café da manhã. O encontro servirá para discutir os principais projetos prioritários do governo para 2025.
O encontro ocorre poucas horas antes da cerimônia de abertura do ano legislativo, agendada para as 16h desta segunda. Durante a sessão, será lida a mensagem do presidente Lula, que apresentará as prioridades do governo para este ano no Congresso.
A votação da proposta orçamentária é uma das principais pautas do Congresso para o começo de 2025. Originalmente prevista para ser analisada em 2024, a proposta deverá ser discutida e votada na Comissão Mista de Orçamento no dia 10 de março, conforme anunciou o relator-geral do Orçamento de 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA).
Já Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais, informou que, nos primeiros dias da próxima semana, irá apresentar as propostas do governo. Entre as iniciativas, está a sugestão de isentar do Imposto de Renda os cidadãos com rendimento de até R$ 5 mil.
Este será o primeiro encontro de Lula com Hugo Motta e Davi Alcolumbre após as eleições de ambos, ocorridas no último sábado (1º). Motta foi eleito para a presidência da Câmara com 444 votos dos 513 deputados, enquanto Alcolumbre, no Senado, obteve 73 votos dos 81 senadores possíveis.