• Sobre
  • Contato
14/10/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Agenda Cultural

IbertoArte: João Pessoa sedia evento internacional sobre artesanato

26 de janeiro de 2025
em Destaque2, João Pessoa
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
NA SEGUNDA: Governo do Estado apresenta à imprensa novidades do 36° Salão do Artesanato de Campina Grande

Nesta segunda (27), acontece em João Pessoa o IberoArte, um encontro internacional que tem o objetivo de criar o Conselho Ibero-americano para o Artesanato e a Arte Popular. Estarão presentes representantes das cidades que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, das Cidades Artesanais do Conselho Mundial de Artesanato, além de instituições nacionais. O encontro acontece no Ancoradouro, no bairro Jardim Oceania, e será híbrido, com participações presenciais e virtuais.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setde e Programa do Artesanato Paraibano – PAP; Prefeitura Municipal de João Pessoa e Sebrae – PB. As lideranças chegam à Paraíba também para a participação no Encontro Nacional de Gestores do Artesanato do Sebrae e para conhecer o 39º Salão do Artesanato Paraibano, que está acontecendo na orla de Tambaú.

O IberoArte é uma entidade consultiva que congrega entidades públicas e privadas, além de especialistas de países Ibero-Americanos (ou seja, de países da América Latina, Portugal e Espanha) ligados ao artesanato e à arte popular. Seu propósito é auxiliar e/ou fornecer suporte a governos locais, regionais ou nacionais na criação e monitoramento de políticas públicas voltadas para o fomento e a valorização do artesanato e das artes populares, em toda a sua variedade e manifestações únicas.

Para a secretária da Setde, Rosália Lucas, o encontro é de extrema importância para o fortalecimento do artesanato. “Este encontro, que estamos viabilizando junto a parceiros tão importantes, é fruto de muita articulação e diálogo que tem um propósito muito importante: fortalecer a arte e os artistas. Quando temos uma rede forte como o nosso PAP e ela se alia a outras instâncias nacionais e internacionais, todos saem ganhando. É mais um passo que estamos dando na consolidação e ampliação da nossa rede de artesão e artesanato”, comenta.

A Paraíba é um exemplo de como a criatividade cultural e o capital intelectual podem gerar valor econômico e fomentar o empreendedorismo. O estado tem 2 das 14 cidades brasileiras que receberam o selo da Unesco de cidades criativas. João Pessoa tem o selo de Cidade Criativa do Artesanato e da Arte Popular e Campina Grande tem o selo de Cidade Criativa das Artes Midiáticas, pois a cidade tem projetos que incluem um Festival de Artes Midiáticas, um laboratório de inovação e o mapeamento da economia criativa.

Marianne Góes, coordenadora do Labin – Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato, que é ponto focal de João Pessoa na Rede de Cidades Criativas da Unesco, comenta sobre a realização do IberoArte. “Para nós é um grande orgulho, é um marco histórico ter esse evento sendo sediado em João Pessoa e na Paraíba, porque nossa capital é a única cidade do Brasil a fazer parte da Rede Mundial de Criativas da Unesco no segmento artesanato e arte popular. E o Estado vem fazendo história em relação a todas as ações desenvolvidas em prol do artesanato, através da Setde e do PAP e o LABIN, é uma prova disso. É uma parceria única entre Estado, Prefeitura e Sebrae, pensada e desenvolvida exatamente para trabalhar com artesãos.”

A classificação como Cidade Criativa da Unesco permite que as cidades participem de intercâmbios internacionais de experiências e conhecimentos. O objetivo é estimular a colaboração entre as cidades para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

Ao todo, são 14 cidades ibero-americanas que fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco na área artesanal e 12 cidades latino-americanas que fazem parte da Rede do Conselho Mundial de Artesanato (WCC). Os representantes destas cidades buscam um ambiente institucional para expressar suas inquietações, expectativas, desejos.

 

 

 

 

 

Secom Paraíba.
CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Prefeito de João Pessoa comemora sucesso do Forró Verão, destaca clima de paz no evento e a valorização da cultura brasileira

Próxima Matéria

Gleisi diz que revelações de Mauro Cid sobre Michelle e Eduardo Bolsonaro são ‘muito graves’

Matérias Relacionadas

Superitendente do MS na PB destaca que Policlínica para Campina atenderá mais de 14 cidades e salienta: “Marco histórico”
Política

Superitendente do MS na PB destaca que Policlínica para Campina atenderá mais de 14 cidades e salienta: “Marco histórico”

13 de outubro de 2025
Governo da Paraíba abre inscrições para 2ª Corrida do Servidor, a partir desta terça-feira
Esporte

Governo da Paraíba abre inscrições para 2ª Corrida do Servidor, a partir desta terça-feira

13 de outubro de 2025
Famup e MMM Paraíba reúnem prefeitas para escolha da nova coordenação estadual
Brasil

Famup e MMM Paraíba reúnem prefeitas para escolha da nova coordenação estadual

13 de outubro de 2025
Próxima Matéria
PERDEU MAIS UMA: Desembargador desconhece recurso do PT nacional contra chapa de Anísio Maia em JP

Gleisi diz que revelações de Mauro Cid sobre Michelle e Eduardo Bolsonaro são 'muito graves'

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio