A posse dos novos vereadores de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi marcada por tumulto e intervenção policial na manhã desta quarta-feira (1º). Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver momentos de empurrões e ouvir gritos de “covarde” entre os presentes na cerimônia.
A confusão teve início durante a eleição do novo presidente da Câmara Municipal, quando grupos divergentes começaram a se desentender, resultando no abandono do plenário pelos vereadores da base de situação. Esse movimento foi interpretado como uma estratégia para impedir a votação.
A sessão prosseguiu com a posse do prefeito eleito, Jackson Alvino (PP), mas um tumulto interrompeu o discurso do chefe do Executivo, paralisando a solenidade. Neste momento, a presidência da Casa solicitou a presença da segurança e da polícia “para manter a ordem”. Em seguida, a sessão foi suspensa por 15 minutos. Toda a situação foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Santa Rita.
Em decorrência da confusão, a sessão para a eleição do novo presidente foi adiada. O vereador-presidente interino, Francisco Queiroga (PP), cancelou a reunião por falta de quórum e informou que uma nova data será marcada por meio de edital.