O senador Efraim Filho (União Brasil) estabeleceu outubro de 2025 como prazo para a oposição definir as chapas que irão disputar as eleições de 2026. “O ano de 2025 é um ano de semeadura”, afirmou o parlamentar, destacando a importância da preparação antecipada, durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98FM.
Segundo Efraim, a oposição buscará definir duas chapas ou, dependendo do contexto político nacional, até uma chapa única. Ele ainda observou que, enquanto a oposição adota uma postura mais flexível, no campo governista há uma disputa acirrada pela liderança e pelo espaço dentro da chapa.
“A oposição pelo menos se adapta, diferente do campo de governo, que todos querem o mesmo espaço”, apontou o senador.
Sobre o cenário político local, Efraim Filho sugeriu a possibilidade de uma aliança com o Republicanos, ressaltando que, embora o partido esteja atualmente apoiando o governo de João Azevêdo (PSB), isso não impede que haja negociações para uma parceria futura, dependendo de como a chapa governista se definir.
“O Republicanos está no campo do governo, e a União no campo da oposição, mas isso não impede que possamos conversar”, ponderou.
O parlamentar também pontuou o momento positivo para a Paraíba na política nacional, frisando que o estado tem a chance de ganhar mais protagonismo em 2026, especialmente com a ascensão de Hugo Motta à presidência da Câmara dos Deputados. “A Paraíba está em um momento de ascensão na política nacional”, avaliou.