A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa divulgou o balanço dos procedimentos realizados no Hospital e na Clínica do Pet em 2024. Os números refletem o compromisso com a saúde e o bem-estar dos animais atendidos nas unidades, que oferecem serviços essenciais e de qualidade para a população. No total foram 116.034 procedimentos, entre consultas, cirurgias, exames laboratoriais e de imagens.
De acordo com o levantamento, foram feitos 32.387 procedimentos ambulatoriais, que incluem atendimentos iniciais e tratamentos de menor complexidade. Na área de diagnósticos, foram efetuados 42.863 exames laboratoriais, além de 4.655 ultrassonografias, 7.754 radiografias e 67 eletrocardiogramas (ECG).
Os procedimentos cirúrgicos também tiveram destaque ao longo do ano. O Hospital do Pet realizou 1.260 cirurgias gerais, com especial atenção para 368 cirurgias ortopédicas e 17 cirurgias oftálmicas, além de seis cirurgias odontológicas. Em relação aos procedimentos anestésicos, 2.950 anestesias foram administradas para garantir a segurança e o conforto dos animais durante as cirurgias.
O programa de controle populacional de animais, por meio da castração, segue como uma das prioridades do Hospital e da Clínica do Pet, com 6.141 castrações realizadas em 2024. Outro destaque foi o número expressivo de 17.566 consultas médicas, reforçando o papel da unidade no cuidado integral à saúde dos animais.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que os números refletem o compromisso da Prefeitura em expandir e melhorar os serviços ofertados. “O Hospital e a Clínica do Pet garantem atendimento de qualidade e contribuem para o bem-estar dos pets e da sociedade como um todo. São dois equipamentos que foram muito aguardados pela população de João Pessoa e hoje são referência no cuidado veterinário, com profissionais capacitados e infraestrutura de qualidade”, concluiu.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos ou agendamentos, a população pode acessar o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
-
Fotografia: Kleide Teixeira- Arquivo/SECOM.