Mamanguape celebrou mais uma importante conquista na área da educação. Nessa semana o Ministério da Educação anunciou que o município foi agraciado com o Selo Ouro Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024.
O Selo foi lançado pelo governo federal em 23 de setembro deste ano, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024. A iniciativa do Ministério da Educação tem por objetivo reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano.
Participam as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política educacional.
Para o secretário de Educação Max Machado, o Selo reflete o nível de compromisso que a Rede Municipal de Ensino de Mamanguape teve com a alfabetização e recomposição da aprendizagem durante o ano de 2024. “O Selo Ouro é a prova concreta do nosso compromisso com a alfabetização, que comprova a excelência do município na alfabetização dos nossos alunos.”
A prefeita Eunice Pessoa comemorou mais uma conquista e destacou o esforço conjunto da administração e dos profissionais da educação. “A conquista é o resultado de um trabalho incansável e colaborativo de toda a nossa equipe: secretária de educação, professores, gestores, famílias e, principalmente, nossos queridos alunos. Cada um contribuiu com dedicação para construirmos juntos um futuro mais promissor, repleto de educação e oportunidades,” encerrou a prefeita.
Selo Ouro
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização se divide em três categorias: bronze, prata e ouro. É um reconhecimento simbólico concedido às gestões municipais. Entre os objetivos do selo, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.