Os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs) do país reúnem-se, na próxima segunda-feira (09/12), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a presidência da ministra Cármen Lúcia, para a apresentação da avaliação das Eleições Municipais de 2024. O evento será a partir das 17h, no Auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF).
A presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, fará a divulgação do resultado da análise dos dados essenciais do pleito deste ano. O Relatório de Avaliação das Eleições 2024 reúne os itens do processo eleitoral que foram objeto de estudo e conclusão dos especialistas do TSE, a partir de informações obtidas com os TREs, os cartórios eleitorais e as unidades técnicas do TSE.
Além de dar transparência às ações da Justiça Eleitoral, o documento apresenta resultados quantitativos e qualitativos sobre o pleito municipal de 2024, visando identificar aspectos positivos, desafios enfrentados e áreas que podem ser aprimoradas para as Eleições Gerais de 2026.
“Faremos a apresentação do Relatório de Avaliação das Eleições 2024 expondo para o Brasil o que aconteceu, como aconteceu, as causas prováveis, o que nós melhoramos e o que precisamos ainda aprimorar para começar o ano de 2025 com dados que não são meramente ilações ou elucubrações”, ressaltou a presidente durante a sessão plenária desta quinta-feira (5).
Antes da divulgação dos dados, às 16h, a presidente do TSE se reunirá com os presidentes dos 27 TREs com agenda de trabalho.
Credenciamento de imprensa
Os profissionais de veículos de imprensa que desejam fazer a cobertura da avaliação das Eleições Municipais de 2024 deverão fazer o cadastro até esta sexta-feira (6), por formulário on-line.
Serão credenciados até três profissionais por emissora de televisão, um repórter por mídia impressa ou digital, um fotógrafo por mídia impressa ou digital e um jornalista por emissora de rádio.
Diferentes veículos de um mesmo grupo de comunicação, do mesmo tipo de mídia e com números de CNPJ diferentes deverão se credenciar com o nome fantasia.
Acesse o formulário de credenciamento.
Captação de imagens
Fotógrafos e cinegrafistas serão acomodados em espaço previamente definido no auditório onde ocorrerá o evento.
O sinal limpo com imagens para TV será fornecido, em tempo real, para todas as emissoras. Também haverá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TSE no YouTube.
Com Portal da Capital.