O Secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, garantiu que a cidade é a “bola da vez” no turismo brasileiro. No entanto, ele reconheceu que, apesar da crescente demanda de turistas, as passagens aéreas para a capital paraibana ainda são consideradas caras, levando muitos visitantes a optarem por desembarcar em Recife, por exemplo, e seguir viagem por terra até o município que abriga o ponto mais oriental das Américas.
Para justificar o alto custo das passagens, Daniel mencionou, durante entrevista nesta sexta-feira (29) ao programa 360 Graus, da Rede 360 News, a conhecida “lei da oferta e da procura”. Basicamente, se há muita oferta, os preços tendem a estabilizar ou a diminuir. Já quando a procura é elevada, a tendência é que os valores subam.
Conforme o secretário, a compra de passagens em cima da hora geralmente resulta em preços bem mais altos. Por isso, a programação de viagens é fundamental pois, quando as pessoas se planejam com antecedência, conseguem encontrar tarifas mais acessíveis.
“A cidade está em alta. Então, é o poder da demanda e da oferta, a companhia aérea é uma empresa igual a todas as empresas. Ela quer viabilidade. Ela não pode colocar um voo para João Pessoa, onde esse voo tem uma média, por exemplo, de 10 assentos vazios, e o voo para Recife tem o avião lotado, ela vai fazer conta. É muito complexa essa questão de aéreo, é um problema do Brasil, mas se há planejamento você vai conseguir, porque as operadoras vendem pacotes em 10 parcelas”, ponderou Rodrigues.
Ainda de acordo com o secretário, o Aeroporto Castro Pinto, situado na Região Metropolitana de João Pessoa, irá receber na alta temporada mais de 165 voos extras, com média de 20 a 30 voos diários, entre embarques e desembarques. Por essa razão, a Prefeitura Municipal está se preparando para acolher os turistas e divulgar o potencial turístico da cidade. Segundo ele, durante todo o mês de dezembro, a capital será promovida nos aviões da companhia aérea Azul, além de uma ação de promoção que está sendo organizada para os principais aeroportos do Brasil.
Daniel Rodrigues também ressaltou o papel do Governo da Paraíba, sob a liderança do governador João Azevêdo, na promoção de João Pessoa. Ele destacou os esforços do governo, tanto na oferta de incentivos fiscais para as empresas aéreas quanto nas visitas pessoais às sedes das companhias, com o objetivo de consolidar a capital paraibana como um destino turístico de destaque no Brasil.
“O governo está atuando muito no incentivo fiscal, mas muito mesmo. O governador João Azevedo vem trabalhando nesse aspecto. A Prefeitura Municipal vem trabalhando em que? Em preparar a cidade, promover a cidade, para que essa demanda aumente, para que essas companhias aéreas possam enxergar que João Pessoa é a bola da vez, João Pessoa vai ser a mais procurada. Tem que colocar mais voos, tem que viabilizar não só a parte monetária, mas o horário do voo, que as pessoas reclamam que é só na madrugada. Então, são essas providências que nós estamos fazendo, e tenho certeza que nós vamos melhorar bastante essa questão da malha aérea”, acrescentou.
Assista à entrevista com Daniel Rodrigues na íntegra: