A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou, nesta segunda-feira (25), a Operação Stakeholders, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Sertãozinho, na Paraíba.
A operação tem como objetivo desarticular o esquema financeiro e organizacional de uma facção criminosa que atua na capital e em regiões adjacentes, com foco na identificação e interrupção das atividades relacionadas às “caixinhas” e “operadoras” do grupo. As “caixinhas” são um sistema organizado de arrecadação de recursos financeiros, destinados a financiar atividades ilícitas.
Além dessas práticas, caso sejam corroborados os fatos apurados pela equipe de investigação, os envolvidos responderão também pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa, considerando se tratar de um grupo estruturado e com divisão de tarefas voltado para sustentar ações criminosas.
A FICCO/PB é integrada pela Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN, Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba.