A partir desta segunda-feira (25), a Operação Carro-Pipa deixará de operar na Paraíba, interrompendo o fornecimento de água potável para 159 municípios e afetando mais de 270 mil pessoas. Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que a continuidade do serviço depende da liberação de um crédito suplementar, que ainda está aguardando autorização.
O anúncio da suspensão foi feito na semana passada, por meio de um comunicado enviado pelo 1º Grupamento de Engenharia do Exército aos coordenadores da Defesa Civil dos municípios.
“Informo a Vossa Senhoria que a Operação Carro-Pipa (OCP) está suspensa temporariamente devido a falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal. Em consequência, a partir do dia 25 de novembro, não haverá distribuição de água às comunidades dos municípios”, destacou o aviso.
Atualmente, o programa de abastecimento por meio de carros-pipa atende cerca de 34 mil cisternas coletivas em 466 municípios brasileiros, beneficiando aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.
Na Paraíba, o programa beneficia aproximadamente 275 mil pessoas em 159 municípios. A Operação Carro-Pipa é uma parceria entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa, voltada para o abastecimento de água no semiárido do Nordeste e em áreas do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.