O programa ‘Maternidade em Seu Bairro’ alcançou, durante um ano de atividades, o marco de 100 equipes de saúde da família contempladas em diversas localidades de João Pessoa, beneficiando mais de 2.000 gestantes, profissionais de saúde e acompanhantes.
A iniciativa, que ocorre semanalmente às quintas-feiras, é uma ação integrada entre o Instituto Cândida Vargas (ICV) e a Atenção Primária à Saúde, com o objetivo de fortalecer o vínculo e promover uma assistência humanizada e continuada às mulheres.
Nesta semana, o programa foi realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria de Nazaré, onde foram abordados temas essenciais como fluxo de acesso à maternidade, benefícios do parto normal, laqueadura, aleitamento materno, banco de leite humano, violência obstétrica e sexual, entre outros. Além disso, em parceria com o Samu-JP, também foram ministradas orientações sobre prevenção de engasgos em bebês e técnicas de desengasgo, ampliando o cuidado e a educação em saúde.
“O programa Maternidade em Seu Bairro é muito exitoso na saúde pública de João Pessoa, pois tem o objetivo de estreitar os laços entre os níveis de assistência, Atenção Primária à Saúde e rede hospitalar, fortalecendo o vínculo com os profissionais de saúde e com as gestantes. É com muita alegria que nos deslocamos da Maternidade Cândida Vargas para as unidades de saúde da família para falar sobre a oferta de serviços que dispomos e os fluxos de acesso de cada um deles”, ressaltou Ana Giovana, coordenadora do programa na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Além das visitas às unidades de saúde da família, o programa tem ampliado sua atuação para Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições como o Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), reforçando a educação em saúde e o cuidado humanizado. Essa expansão permite atingir um público mais amplo e promover a integração dos serviços de Saúde em toda a Capital.
Assessoria.