O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciaram que irão apoiar a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na eleição à presidência da Câmara, em fevereiro de 2025. Ele é o candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
As decisões foram tomadas após reuniões do deputado com cada uma das bancadas ao longo dessa quarta-feira (30). Por aclamação, a bancada petista informou que vai apoiar a criação de um bloco parlamentar para apoiar a candidatura de Motta.
“É o que vamos construir por entender que se trata de um bloco de funcionamento institucional da Casa e por entender que o deputado Hugo Motta está preparado para continuar um trabalho de representação; […] Significa o funcionamento democrático dessa Casa legislativa”, disse o deputado Odair Cunha (PT-MG), líder do partido na Câmara.
Em outra longa reunião ao longo da tarde com a presença do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, o PL definiu pelo apoio a Hugo Motta, mas não por unanimidade. De acordo com o líder da bancada, o deputado Altineu Côrtes (RJ), a decisão se deu por “absoluta maioria”.
“Vai ser formada uma comissão do partido com alguns deputados que irão, por falta de tempo, levar algumas pautas importantes para o partido. Essa comissão vai tratar isso com o deputado ao longo do próximo mês, mas o apoio do PL está formalizado”, afirmou.
Caso Hugo Motta se eleja presidente da Casa, a tedência é que os dois partidos ocupem os cargos mais altos da Mesa Diretora, por terem as duas maiores bancadas. O PL deve ficar com a vice-presidência e o PT, com a primeira-secretaria.
Com O Tempo.