A executiva nacional do Republicanos confirmou nesta segunda-feira (28) o lançamento oficial da candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, programado para a manhã de terça-feira (29). O presidente do partido e atual vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), trabalha para que Motta seja o sucessor de Arthur Lira (PP-AL).
Hugo Motta será o primeiro candidato a lançar oficialmente seu nome na disputa pela presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Sua candidatura foi uma recomendação pessoal de Marcos Pereira a Arthur Lira, surgindo como alternativa ao nome de Elmar Nascimento (União-BA), que enfrentava resistência do governo. Motta conta com o apoio do líder do PT, Odair Cunha (PT-MG), além de receber sinais favoráveis de outros partidos da base governista, como PSB e PDT.
Além de concorrer com Elmar Nascimento, que lidera a terceira maior bancada da Câmara, Motta tem como segundo adversário o líder do PSD, deputado Antônio Brito (PSD-BA). Os dois eram rivais até a entrada do líder do Republicanos na corrida, ato que marcou a formação de uma aliança para retirar Hugo Motta do segundo turno. Juntos, seus partidos contabilizam 104 votos.
O lançamento da campanha acontecerá na sede nacional do partido, com a presença de Marcos Pereira e demais membros da bancada do Republicanos nesta terça-feira (29).