A judoca Bia Souza, campeã olímpica, foi anunciada como a primeira embaixadora dos Jogos da Juventude 2024, que acontece entre os dias 13 e 28 de novembro em João Pessoa. A informação foi confirmada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Na competição, mais de 4 mil jovens poderão interagir com importantes figuras do esporte olímpico brasileiro, cuja presença visa incentivar a participação dos jovens no evento.
A função dos embaixadores é ter contato com os atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem às competições, entregam medalhas e participam da cerimônia de abertura, além de se envolver em bate-papos e ações educativas.
Para Bia Souza, ser embaixadora dos Jogos da Juventude tem um significado especial, já que ela retorna ao evento após 13 anos, agora como campeã olímpica. Em 2011, a judoca representou o estado de São Paulo na competição, conquistando duas medalhas: uma de ouro no individual e uma de bronze por equipes.
Bia é o primeiro nome confirmado de uma lista de atletas que integrarão o time de embaixadores. Os demais participantes serão anunciados nas próximas semanas.
Ao todo, serão disputadas 18 modalidades nos Jogos da Juventude 2024, que reunirá atletas de todos os estados do Brasil na faixa etária de 15 a 17 anos, na capital paraibana.