A Paraíba registrou um recorde nas eleições municipais de 2024, com índice de 96% de reeleições de prefeitos, ao garantir a vitória de 107 dos 111 candidatos que concorreram. As informações são do Portal MaisPB, com dados da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (FAMUP).
Dos prefeitos paraibanos reeleitos, 105 venceram no primeiro turno. No segundo turno, realizado nesse domingo (27), João Pessoa e Campina Grande, os maiores colégios eleitorais do estado, reelegeram seus prefeitos. De acordo com o presidente da Federação, George Coelho, as únicas cidades onde os prefeitos não conseguiram se manter no cargo foram Cuité, Lagoa de Dentro, Riacho dos Cavalos e Coremas.
Um levantamento da Folha de São Paulo, divulgado nesta segunda-feira (28), revelou que a Paraíba foi o estado com o maior número de prefeitos reeleitos no Brasil, entre aqueles com mais de cem candidatos à reeleição. Contudo, os números apresentados na reportagem diferem dos dados fornecidos pela Famup. Enquanto a Famup registrou 111 candidatos, a Folha aponta que 115 disputaram a reeleição e 108 foram reeleitos.
Recorde de reeleições
Em 2024, o Brasil atingiu o maior índice de reeleições de prefeitos dos últimos 20 anos, com pelo menos 80% dos candidatos garantindo a continuidade em seus cargos. Um levantamento da Folha de São Paulo, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou que 2.571 cidades reelegeram seus prefeitos. O recorde anterior, de 2008, registrou 65% de reeleições, totalizando 2.385 prefeituras.