A Paraíba ficará sem o apoio de tropas federais no segundo turno das eleições de 2024, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciada na última segunda-feira (22). Somente três cidades brasileiras terão reforço de segurança no próximo domingo (27).
Com a decisão do TSE, Manaus, Fortaleza e Caucaia (CE) receberão tropas federais para garantir a segurança na segunda etapa do pleito. O envio de soldados é autorizado quando municípios comunicam à Justiça Eleitoral a insuficiência de efetivo policial local. A responsabilidade pela logística da operação é do Ministério da Defesa.
No primeiro turno das eleições, o TSE mobilizou tropas federais para 12 estados brasileiros, incluindo a Paraíba, que recebeu apoio militar em sete cidades: Paulista, Pombal, São Bento, Itabaiana, Cabedelo, Bayeux e Fagundes.
No próximo domingo, aproximadamente 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios irão às urnas para escolher seus prefeitos. Na Paraíba, apenas João Pessoa e Campina Grande estão elegíveis para o segundo turno, devido ao seu número de eleitores.