O governador João Azevêdo assinou nesta terça-feira, 22 de outubro, a criação da Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Arma de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme) na Paraíba. A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, em parceria com o Instituto Sou da Paz, de São Paulo, que estuda a segurança pública em todo o país.
O Instituto veio à Paraíba realizar um workshop com representantes da segurança pública de oito estados, cuja pauta discute a criação de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios. O Sou da Paz aponta justamente o trabalho realizado pela Polícia Civil paraibana como um modelo a ser seguido, nos métodos de investigação, captação de dados e compartilhamento das informações com a sociedade.
Na solenidade, João Azevêdo destacou a importância de parcerias com a sociedade civil no acompanhamento das ações do serviço público, em especial na segurança pública, uma vez que o crime organizado, hoje, é nacionalizado, o que exige a troca de experiências como esta.
“Nós chegamos ao ponto, em termos de transparência, que qualquer cidadão pode acessar o site do governo do estado e da Secretaria de Segurança, e ele tem praticamente em tempo real tudo o que está acontecendo. Isso foi uma determinação nossa no sentido de que nós não precisamos esconder nada”, disse o governador.
O chefe do Executivo estadual mencionou ainda os investimentos que vêm sendo aplicados na segurança pública do estado, como a criação dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, equipamentos que vêm contribuindo, decisivamente, na elucidação de vários crimes.
“Pelo quarto ano consecutivo, o nosso sistema de segurança é considerado o melhor do Norte-Nordeste”, lembrou João Azevêdo, ao citar relatórios de outra instituição civil – o Centro de Lideranças Públicas (CLP) – também de São Paulo.
Desarme
A Delegacia Especializada de Combate à Circulação e Comercialização Ilegal de Arma de Fogo, Munições e Explosivos (Desarme) será sediada em João Pessoa, mas terá abrangência em todo o estado. O objetivo é identificar as organizações criminosas ligadas à fabricação e comércio de armas ilegais, já que a maioria dos homicídios na Paraíba – e no Brasil – é cometida com o uso de arma de fogo.