Os eleitores de João Pessoa temem mais a eleição de Marcelo Queiroga (PL) do que a reeleição de Cícero Lucena como prefeito. Essa é a conclusão da primeira rodada da Pesquisa Quaest sobre o segundo turno das eleições na capital, divulgada nessa quinta-feira (17).
Quando questionados sobre “o que você diria que te dá mais medo hoje?”, 50% dos eleitores indicaram temor pela eleição de Marcelo Queiroga, enquanto 26% se mostraram receosos com a reeleição de Cícero Lucena. Outros 4% manifestaram medo de que ambos sejam eleitos, 14% disseram não temer nenhum dos dois, e 6% não souberam ou não responderam à pergunta.
A pesquisa indica que o medo da eleição de Queiroga é maior entre os eleitores que se identificam como Lulistas ou petistas, com 77% expressando essa preocupação. Entre aqueles que não se consideram Lulistas ou petistas, mas têm uma postura mais à esquerda, o temor chega a 87%. Enquanto isso, 50% dos entrevistados não se posicionaram, e 26% que se identificam como mais à direita, mas não bolsonaristas, também manifestaram receio, assim como 18% dos bolsonaristas.
Entre os eleitores que temem a reeleição de Cícero, 57% se identificam como bolsonaristas, enquanto 48% não são bolsonaristas, mas se posicionam mais à direita. Além disso, 16% dos entrevistados não têm um posicionamento claro, 11% se identificam como lulistas, e apenas 3% se consideram não lulistas ou petistas, mas com uma orientação mais à esquerda.
Pesquisa Quaest
A Quaest, contratada pela TV Cabo Branco, realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PB-07476/2024.