Desde o início da campanha para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, o aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já contabilizou quase 30 denúncias de irregularidades eleitorais na Paraíba. As informações foram atualizadas até esta terça-feira (15) e estão disponíveis no portal Pardal.
Campina Grande é a cidade da Paraíba com o maior número de denúncias nas eleições, registrando 24 ocorrências, enquanto João Pessoa teve apenas quatro. Esses são os únicos municípios do estado que terão segundo turno na escolha dos prefeitos.
Conforme dados do Pardal, 16 denúncias são atribuídas diretamente a candidatos a prefeito, enquanto 12 envolvem partidos, coligações e federações. As principais irregularidades apontadas incluem o uso de adesivos e outdoors, métodos de propaganda eleitoral proibidos.
O aplicativo Pardal oferece uma maneira prática para que cidadãos denunciem irregularidades eleitorais. Para registrar uma denúncia, o eleitor deve baixar o aplicativo, acessar com o login do gov.br ou E-título e seguir os passos para criar a denúncia, podendo enviar fotos, áudios ou informações detalhadas sobre a infração. As denúncias são analisadas pelas autoridades eleitorais e podem levar a investigações e sanções para os envolvidos.