O município de Marcação, localizado no Litoral Norte da Paraíba, fez história ao eleger a primeira mulher indígena como prefeita do Brasil. Além disso, todos os vereadores eleitos na cidade pertencem à etnia Potiguara, marcando um avanço significativo na representação indígena.
A prefeita eleita, Ninha (PSD), obteve 76,79% dos votos válidos no pleito de domingo (6), totalizando 4.922 votos. Ela venceu Angélica Barreto (Republicanos), também indígena da etnia Potiguara, que recebeu 23,31% dos votos válidos, o que equivale a 1.496 votos.
Marcação possui uma tradição de eleger mulheres indígenas. A atual prefeita, Lili (DEM), também é da etnia Potiguara e apoiou a candidata vitoriosa, Ninha.
A próxima legislatura da Câmara Municipal de Marcação será composta inteiramente por indígenas, com cinco homens e quatro mulheres ocupando as cadeiras. Dentre os nove eleitos em 2024, três foram reeleitos, o que representa uma renovação de 33,3%. Nas eleições de 2020, oito dos nove vereadores eleitos também eram indígenas.
Na cidade, o único não-indígena eleito foi o vice-prefeito Zé Pedro (União Brasil), que se autodeclara pardo.
Veja os vereadores eleitos em Marcação:
- Rafa de Camurupim (PSD)
- Nino de Tramataia (União Brasil)
- Kelly Bernardo (PSD)
- Avenys Soares (União Brasil)
- Lourdes (PSD)
- Josa de Camurupim (União Brasil)
- Pituca de Tramataia (União Brasil)
- Gil (Republicanos)
- De Condado (Republicanos)
De acordo com o Censo de 2022, Marcação tem uma população de 8.999 habitantes, dos quais 88,08% são indígenas. Isso equivale a 7.926 pessoas, sendo que 5.644 têm idade para votar.
Na Paraíba, 22 candidatos indígenas foram eleitos, incluindo a prefeita e toda a Câmara de Marcação. Também foi eleito o candidato a vice-prefeito de Baía da Traição, Toninho de Rosa, que é da etnia Potiguara.
Baía da Traição, outro município do Litoral Norte da Paraíba, faz divisa com Marcação. Para a Câmara Municipal, seis dos nove vereadores eleitos são indígenas. Além disso, vereadores indígenas foram eleitos em Rio Tinto (4) e Guarabira (1).