Uma solenidade marcada pela emoção e pelo reconhecimento das histórias de superação e crescimento dos empreendimentos premiados. Foi assim que quatro clientes receberam os trofeus do Banco do Nordeste, no evento realizado nesta quinta-feira, 3, pela manhã, no auditório do Hotel Manaíra. A cerimônia de entrega do 10º Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa (MPE) teve por objetivo promover o fortalecimento do empreendedorismo local, com foco em práticas sustentáveis e geração de impacto econômico.
Os premiados foram: no porte Microempresa, a Academia Arena Fitness, de Cajazeiras; no porte Pequena Empresa, a Cachaça Boa do Brejo, de Areia; na categoria Inovação, Aucielly Nobre Centro de Estudos, de Pombal; e no empreendedorismo feminino, a Geraneide Feitosa Cakes, de Itaporanga. As empresas paraibanas foram selecionadas por sua capacidade produtiva, inovação e contribuição para o desenvolvimento regional.
Um dos pontos ressaltados na cerimônia foi o crescimento das clientes Geraneide Feitosa e Aucielly Nobre, clientes provenientes do microcrédito Crediamigo, que ampliaram o faturamento anual transformaram o porte das empresas, qualificando-as como MPEs. “Iniciei numa sala alugada e não tinha nenhum lucro. Com o tempo, fui lecionando e sendo conhecida na cidade. Quando cheguei no Banco do Nordeste, encontrei o acolhimento que precisava para empreender, e hoje tenho orgulho de realizar um trabalho que também é responsável pela transformação de muitas vidas na minha cidade”, afirma a professora Aucielly Nobre.
O diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim, ressaltou o histórico do prêmio e o alcance do crédito para as empresas. “Ao longo de dez edições, sempre somos surpreendidos com relatos que demonstram a capacidade das pessoas que empreendem e no quanto o crédito bem aplicado tem esse poder transformador”, ressaltou.
O superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo, parabenizou os casos de sucesso da Paraíba e a relevância do prêmio para o cenário empresarial da região. “O prêmio marca a semana das micro e pequenas empresas e simboliza nosso compromisso com o desenvolvimento regional, sabendo que esse é um trabalho feito com nossos parceiros comerciais e institucionais presentes”, afirmou.
Entre as instituições presentes na cerimônia, estavam Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB).
As micro e pequenas empresas com faturamento anual entre R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões se destacaram pela capacidade produtiva, inovação e contribuição para o desenvolvimento da região. Desde sua criação, em 2015, o Prêmio Banco do Nordeste MPE já contemplou mais de 385 empresas em toda a região, incentivando o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cultura de inovação nas micro e pequenas empresas. O evento reuniu autoridades locais, empresários e representantes do setor produtivo, celebrando o empreendedorismo e as boas práticas de gestão que impulsionam o desenvolvimento econômico da Paraíba.