O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para garantir a segurança nas eleições de domingo (06) nos municípios paraibanos de Paulista, Pombal e São Bento. A decisão, tomada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, foi anunciada durante uma sessão realizada na manhã desta quinta-feira (3).
“Os Tribunais Regionais Eleitorais votaram no colegiado e concluíram que era imprescindível (a presença de força federal) para votação e apuração”, destacou a ministra.
Os membros do TRE-PB justificaram a presença das tropas federais com base em eventos recentes que antecedem o pleito, incluindo a apreensão de armas de grosso calibre, a interferência de facções criminosas na liberdade de escolha dos eleitores e denúncias de coação violenta de eleitores por indivíduos ligados ao crime organizado na região.
Além das questões políticas, a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias, ressaltou que a prática de apostas sobre os resultados eleitorais tem contribuído para um ambiente de insegurança em diversas cidades do Estado, onde o reforço na segurança já foi autorizado.