Na tarde desta quinta-feira (19), o secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa, Dudu Soares, recepcionou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a visita ao Projeto Chega Junto. A agenda foi acompanhada pelo governador João Azevêdo, a secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyana Dutra, e o deputado federal Damião Feliciano, além de outros secretários do estado e município.
Na ocasião, Dudu Soares apresentou a equipe do Projeto Chega Junto, capitaneada pela Coordenadora Deborah Lins, que atua na ressocialização de pessoas em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade. O programa oferece não apenas moradia, mas também acolhimento de saúde por meio de especialidades médicas, tratamento psicológico, além de atividades culturais e desportivas que fortalecem os vínculos entre os acolhidos. Recentemente, o projeto concluiu a capacitação de quatro acolhidos em um curso profissionalizante de gastronomia.
Ainda durante a visita, o ministro Wellington Dias conversou com os acolhidos pelo Projeto Chega Junto, ouviu suas histórias e expectativas de vida. Ele reafirmou o compromisso do governo federal, em parceria com o município de João Pessoa, oferecer não apenas assistência imediata, mas também oportunidades para que os acolhidos possam reconstruir suas vidas.
O governador João Azevedo destacou a importância da parceria entre o governo estadual e o projeto, reforçando o trabalho conjunto nas áreas de assistência social e saúde. Ao final, o ministro Wellington Dias fez um reconhecimento público do trabalho da equipe técnica do Projeto Chega Junto, e anunciou o compromisso do governo com o projeto “Acredita”, que oferecerá linhas de crédito e incentivo ao empreendedorismo, capacitando os acolhidos para se reinserirem no mercado de trabalho.
Ao término da visita, Dudu Soares destacou: “A visitado ministro Wellington Dias foi de fundamental importância, principalmente porque o Projeto Chega Junto é uma referência hoje para o Brasil em termos de resultados e na capacidade de transformar vidas, resgatando pessoas das ruas e das drogas. O projeto já conta com acolhidos que conseguiram passar no vestibular, além de pessoas que já se inseriram no mercado de trabalho, como ocaso de um acolhido que hoje é guia turístico em Porto de Galinhas, Pernambuco. Além disso, um acolhido oriundo de Rio Tinto, de origem indígena, hoje é aluno da graduação na Universidade Federal da Paraíba. São conquistas como estas e parcerias como a que o Ministro sinalizou para o projeto que nos motivam a trabalhar ainda mais, reconhecendo o mérito de toda a equipe técnica que faz parte dessa iniciativa, que visa dar dignidade, condições de vida, tratamento de saúde e, principalmente, ressocializar essas pessoas que precisam tanto do apoio do poder público em momentos tão difíceis de suas vidas.”
Chega Junto – o projeto destaca-se como uma resposta proativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa conta com uma casa que oferece abrigo, refeições diárias, cursos profissionalizantes, assistência à saúde e apoio familiar de maneira integrada. O primeiro passo para fazer parte do programa é a vontade de mudar de vida, que precisa partir do beneficiário que se encontra em situação de rua.